Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela presença de ossos mais frágeis, com menor resistência, aumentando o risco de fraturas! Mas por que isso ocorre?
Conforme a idade passa, e também com ação de outros fatores (como a dieta inadequada, pouca atividade física e a queda de alguns hormônios na menopausa da mulher), as células que formam osso reduzem a velocidade. Logo, ocorre um desbalanceamento entre as células que degradam o osso e as que formam osso, levando a perda óssea, que é diagnosticada pelo exame da densitometria óssea!
Agora, como a osteoporose interfere na coluna? Pode levar a fraturas! O risco ainda é maior na coluna, pois grande parte do corpo vertebral é formado por um osso esponjoso, que realmente parece uma esponja, e ela fica mais porosa com a osteoporose.
Entretanto, para cada tipo de fratura existe um tratamento específico, que vai desde o uso de coletes a cirurgias! Além disso, deve-se tratar a osteoporose, que é a doença causadora da fragilidade. Caso apresente alguma fratura, a melhor forma de tratamento é determinada através de uma avaliação bem detalhada tanto dos exames de imagem quanto dos sintomas.
Porém, o mais importante dessa patologia é a prevenção! Para ter um osso forte, precisamos ter uma dieta saudável, variada e rica em cálcio (como leite e derivados de leite), além de exposição ao sol em horários confortáveis para adequar os níveis de Vitamina D. Outra dica muito importante é a realização de atividade física! O exercício é um grande estímulo para manter os ossos fortes, principalmente exercícios com carga ou resistência, como caminhadas e musculação!
Claro que a prevenção de quedas é fundamental, principalmente no caso de idosos, devemos melhorar o uso de óculos, evitar tapetes e degraus em casa e realizar atividade física para manter a destreza corporal!
Se você já teve alguma fratura da coluna ou está na dúvida sobre osteoporose, não deixe de marcar sua consulta!