whatsapp logo Agendar

Tratamento Conservador - Hérnia de Disco

O tratamento conservador (não cirúrgico) leva a ótimos resultados na maioria dos casos de hérnia de disco. Porém, depende diretamente da adesão do paciente ao tratamento particularizado proposto, mudança no estilo de vida e dedicação!

Antes de falar do tratamento, precisamos entender que a hérnia de disco nada mais é do que um material fora do local adequado. Explicando: a hérnia de disco é parte do disco intervertebral (o “amortecedor” entre as vértebras) que saiu por uma ruptura desse disco, podendo estar em contato com os nervos, gerando dor intensa e até fraqueza.

O tratamento consiste em técnicas para alívio dos sintomas, até que ocorra a reabsorção da hérnia de disco (ou boa parte dela). Entre as técnicas utilizadas, na fase mais aguda, iniciamos o repouso relativo por um curto período de tempo, associado a medicamentos para controle dos sintomas (existem fármacos que agem diretamente nos “nervos”, melhorando a dor irradiada ou formigamentos).

Em paralelo, iniciamos a reabilitação física por meio da fisioterapia, que utiliza técnicas analgésicas e progride gradualmente para fortalecimento da região lombar, conforme há progressão da melhora dos sintomas.

Durante todo o período de reabsorção, são feitas reavaliações de tempos em tempos e conforme o paciente apresenta resultados positivos, aumentamos a intensidade dos exercícios e orientamos as novas mudanças de vida.

Mas o resultado depende da disposição do paciente. No caso que eu trouxe, ele se dispôs a mudar o estilo de vida, fez corretamente os exercícios e mudou a ergonomia do escritório em sua casa.